Médica Psiquiatra em Criciúma

Síndrome de Burnout

Síndrome de Burnout

A síndrome de Burnout é um distúrbio psíquico causado pela exaustão extrema, sempre relacionada ao trabalho de um indivíduo, sendo chamada também de “síndrome do esgotamento profissional”. Ela é o resultado direto do acúmulo excessivo de estresse, de tensão emocional e é bastante comum em profissionais que trabalham sob pressão constante, exigentes, pessoas sem medo de aceitar novas responsabilidades e entusiasmadas com o trabalho.

Quais são os possíveis sintomas e etapas?

1 – Necessidade de mostrar excelência, mostrar o seu próprio valor de maneira compulsiva no trabalho.

2 – Incapacidade de se desligar do trabalho, checar e-mails o tempo todo, trabalhar aos fins de semana sem exigência do chefe.

3 – Negar as próprias necessidades de sono e alimentação adequados, deixar de lado o tempo utilizado para o lazer, enxergando essas atitudes como um sacrifício em nome de um bem maior.

4 – A pessoa percebe que há algo errado, mas foge do conflito e evita enfrentar a situação. Podem surgir sintomas físicos de exaustão.

5 – A família, o descanso, os hobbies passam a ser vistos como coisas sem importância. A autoestima é medida apenas pelos resultados no trabalho.

6 – A pessoa se torna intolerante. Pode ver os colegas de trabalho como incompetentes e indisciplinados, havendo aumento da agressividade e sarcasmo.

7 – A vida social passa a ser restrita ou mesmo inexistente. O trabalho é feito de maneira automática. Em certos casos, a necessidade de relaxar pode levar ao uso de álcool ou drogas.

8 – Surgem mudanças de comportamento que são notadas pela família e amigos, é comum o sentimento de estar perdido, cheio de incertezas e exausto. O futuro parece incerto e a vida parece perder o sentido.

9 – São percebidos comumente sintomas físicos, como: dores musculares, fadiga, diminuição de libido, sudorese, palpitações, dores de cabeça frequentes.

10 – Há um colapso físico e mental, sintomas depressivos, insônia, ansiedade, dificuldades de concentração, esquecimentos, oscilações de humor, e por vezes, pensamentos suicidas.

É muito importante realizar avaliação assim que identificado um possível problema. O tratamento pode envolver terapia e medicamentos.😉

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *