Médica Psiquiatra em Criciúma

Indicação de Filme

filme melancolia

Melancolia – Lars von Trier

Com imagens lindas e logo em seu início, o filme demonstra de forma metafórica um dos principais sintomas de um quadro depressivo: a letargia. Ele nos conta a história de Justine, uma mulher depressiva que vivencia com sua família o perigo de um planeta em rota de colisão com a Terra. Ao longo do enredo, podemos observar outros sintomas depressivos representados de maneira fidedigna. Justine apresenta fadiga, tristeza na maior parte do tempo, perda de apetite, dificuldade em realizar atividades básicas de higiene, diminuição da capacidade de sentir prazer, descontrole emocional, apatia e aumento da necessidade de sono. Entre os outros personagens, pode-se avaliar também questões relativas ao medo, ansiedade, angústia e suicídio.

Algumas observações:
– Há perdas importantes na vida, decorrentes do transtorno depressivo;
– Há diferenças evidentes sobre as perspectivas relacionadas à ideia de morte;
– Há pessoas que lidam bem com a depressão de Justine, outras contribuem para o agravamento do quadro com atitudes indevidas, indiferença ou com transferência de emoções próprias bastante negativas;
– Pessoas com episódios depressivos também podem sorrir, ter alguns momentos leves, e também podem conseguir cuidar dos familiares em momentos cruciais.
– A depressão não afeta apenas o paciente. Afeta também as pessoas que o cercam.

Caso queiram, estou aqui para ouvir as suas percepções sobre o filme ou esclarecer suas dúvidas! 😉

Contem comigo!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *